A Pastoral

Nós somos a Pastoral da Juventude da paróquia São Jõao Calábria, ou seja PJ – Pastoral da Juventude, mas para entender o que isso significa é necessário saber primeiro o que é Pastoral da Juventude, pois bem:

Pastoral – Vem de pastor, Nosso Pastor é Jesus Cristo. Fazer pastoral é fazer o que Jesus fez. É continuar sua missão. Por isso é importante destacar que pastoral é serviço, ação, trabalho de quem segue Jesus Cristo. Pastoral não á um grupinho de pessoas, mas é a ação desenvolvida a favor da vida plena. É ação organizada da Igreja para atender uma determinada situação, uma realidade específica, no nosso caso a juventude.

Da – Pastoral da Juventude e não Pastoral De Juventude. Parece bobagem, mas vamos analisar… Se fosse Pastoral de Juventude, seriam os padres, os adultos, as irmãos, os adultos leigos trabalhando para os jovens somente. Mas não seriam os jovens os sujeitos! Sendo Da Juventude, significa que é fazer o que Jesus fez em meio à juventude. É dos jovens. É o “jovem sendo apóstolo do próprio jovem”. Com isso não estamos dizendo que os adultos não devem participar, mas sim, como auxílio e presença. Alguém mais experiente ajuda na caminhada (não conduz).

Juventude – Que não é só estado de espírito, é a etapa da vida humana onde se tomam as decisões que definem o rumo da vida. É a época que se fazem as grandes opções da vida.

Related Images: