Publicado em Deixe um comentário

Está chegando o 10º ENPJ

10º ENPJ, de 8 à 15 de Janeiro de 2012 em Maringá/ PR

O Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ) no seguimento a Jesus, se reúne em uma (arqui)diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos, reunindo jovens e assessores da PJ de todas as dioceses do Brasil. Com grande alegria a PJ fará sua morada entre os dias 8 e 15 de janeiro de 2012, nas terras da Arquidiocese de Maringá – Regional Sul II da CNBB, sendo a primeira diocese da região sul do país a receber o Encontro Nacional da PJ (ENPJ).

Cerca de 700 jovens irão reafirmar sua eclesialidade refletindo e celebrando o tema: Somos Igreja Jovem, à luz da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE) e do Plano de Ação Pastoral da PJ.  Embalados pelo lema: Na Ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida, os jovens participantes celebrarão e se animarão para que, a exemplo do Jovem de Nazaré, vivam em comunidade e juntos possam defender a vida da juventude.

Com expectativa é vivenciaremos este encontro na busca de favorecer um espaço de troca de experiências dos grupos e vida das lideranças, enquanto Igreja Jovem; de aprofundamento das DGAE 2011-2015; de celebração e reflexão sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II e do Projeto de Revitalização da PJ Latino Americana; é também um momento de assumir a caminhada da PJ para os próximos anos tendo em vista seu plano de ação, missão e intervenção social considerando a diversidade da realidade da juventude brasileira, analisando a conjuntura da defesa da vida da juventude a partir de seus espaços vitais; e por fim celebrando o Deus da vida para animar a missão de construir a Civilização do Amor.

Os objetivos definidos para a realização do ENPJ são:

OBJETIVO GERAL
Possibilitar um amplo olhar sobre a realidade juvenil brasileira, a partir dos grupos de base, do Plano de Ação da Pastoral da Juventude, para a missão, intervenção social e a construção da Civilização do Amor à luz do seguimento a Jesus de Nazaré, celebrando em sintonia com toda a Igreja, os 50 anos do Concílio Vaticano II.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ser um espaço de encontro, de troca de experiências dos grupos e vida das lideranças, enquanto Igreja Jovem;
Celebrar e refletir sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II, Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil e do Projeto de Revitalização da PJ Latino Americana;
Assumir a caminhada da PJ para os próximos anos tendo em vista seu plano de ação, missão e intervenção social considerando a diversidade da realidade da juventude brasileira;
Analisar a conjuntura da defesa da vida da juventude a partir de seus espaços vitais;
Celebrar o Deus da vida para animar a missão de construir a Civilização do Amor.

TEMÁTICAS

•     Realidade juvenil e Realidade teológica
  •     Plano Pastoral 2011-2016
  •     Projeto de missão e intervenção pastoral