São Felipe e Tiago

Data de fundação: 29/07/2001
Localização: Rua Ibirá, s/n, Quadra 6, Lote 26, Bairro Jardim Canguru
Pároco: Pobres Servos da Divina Providência

Felipe Apóstolo esteve com Jesus no milagre da multiplicação dos pães e também na última ceia. O resto da vida está encoberta na obscuridade, como também a sua morte. A tradição mais comum afirma que ele morreu crucificado em Gerápolis, no tempo do Imperador Domiciano. Suas relíquias teriam sido transportadas para Roma e colocadas junto com as de São Tiago na Igreja dos Santos Apóstolos. Esse seria o motivo pelo qual a igreja latina festeja os dois apóstolos no mesmo dia. Tiago, o menor, irmão de João, foi bispo de Jerusalém, após o martírio de Tiago, o maior, no ano de 42, quando Pedro de Jerusalém se afastou. A imagem de Tiago é austera. Como bispo escreveu a Carta para as comunidades cristãs afirmando: “ricos, chorai por causa das desgraças que estão para vos sobrevir. O salário do qual privaste os trabalhadores que ceifaram os vossos campos, clama […]”. Tiago teria sido condenado ao apedrejamento no ano de 61. O dia de São de Thiago e São Felipe é comemorado no dia 3 de maio.

São Felipe e São Tiago

Exibir mapa ampliado